1) Observe a tirinha e responda às questões.
a) Quantos períodos há na tirinha? Identifique-os e classifique-os.
b) Extraia da historieta um exemplo de coordenação e comente o tipo de relação que se estabelece.
c) Considere as frases: “Você tem talento pra cozinha!” e “Você devia fazer um curso de gastronomia!”. Ligue-as por coordenação, estabelecendo uma relação de conclusão e de explicação.
2) Leia o texto e analise as orações sublinhadas:
O sujeito estava chegando na rodoviária/ e viu o ônibus partindo naquele instante.Não teve dúvidas,/ ajeitou as malas nas costas/ e saiu em desabalada carreira atrás do ônibus./Correu mais de cinqüenta quilômetros até que conseguiu alcançar o ônibus.Estava totalmente esfrangalhando, o sujeito.Sentou numa poltrona/ e comentou com o companheiro do lado:
- Se eu perdesse este ônibus pra Bahia, só ia ter outro a semana que vem.
Ao que o outro observou:
-Só que este aqui está indo pra Porto Alegre. Tchê.
As melhores piadas e anedotas da praça, n °1.São Paulo,Green Editora.
Propor atividades que possibilite ao aluno refletir , reconhecer os diferentes tipos de conjunção nas orações, possibilita um aprendizado total, ao invés de "decorar", o aluno entende o uso no contexto.
ResponderExcluirQuando o aluno "decora" o conteúdo esse se perde,diferente quando ele entende,compreende e põe em prática,tal conteúdo se fixa na cabeça do aluno.
ResponderExcluirNao tem resposta ?
ResponderExcluir