Plano de Aula
Objetivo geral:
Domínio da norma culta da Língua Portuguesa bem como conhecimento teórico e prático.
Identificar os diferentes recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Levar o aluno a compreender sintaticamente as orações coordenadas sindéticas de forma a perceber que ao se extrair as conjunções não ocorrerá a perda do sentido.
Identificar os diferentes recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Levar o aluno a compreender sintaticamente as orações coordenadas sindéticas de forma a perceber que ao se extrair as conjunções não ocorrerá a perda do sentido.
Objetivo específico:
Identificar orações coordenadas
Identificar orações coordenadas sindéticas
Conteúdo:
Orações coordenadas Sindéticas
Metodologia:
Será ministrada uma aula tendo como conteúdo principal as orações coordenadas, de modo a enfatizar que as orações coordenadas são sintaticamente independentes, são orações justapostas uma com as outras sem conjunção. A partir dessa explanação os alunos irão identificar e grifar essas orações nas tirinhas.
Orações coordenadas Sindéticas
Metodologia:
Será ministrada uma aula tendo como conteúdo principal as orações coordenadas, de modo a enfatizar que as orações coordenadas são sintaticamente independentes, são orações justapostas uma com as outras sem conjunção. A partir dessa explanação os alunos irão identificar e grifar essas orações nas tirinhas.
Primeiro Passo:
Exemplos:
Adversativas:
Exprimem fatos que se opõem ao que se declara na oração anterior.
Aditivas: Indicam fatos acontecimentos dispostos em sequencia.
Explicativa: Expressam a justificativa de uma ordem.
Conclusivas: Expressa um conclusão lógica que se obtém através dos fatos, acontecimentos.
Tirinhas de jornais e revistas
Avaliação:
Observar o desempenho e a participação dos alunos a fim de diagnosticar se o aluno assimilou o conteúdo, e também para identificar novas oportunidades aos envolvidos na relação ensino-aprendizagem.
Essa atividade tem uma base sólida para se fundamentar sua prática, e a avaliação efetiva se dá durante o processo.
ResponderExcluirFrancis Bretas
Toda atividade educativa deve ser contextualizada, para que o processo ensino - aprendizagem de fato se efetive.
ResponderExcluirCláudia Regina
Exemplos com tirinhas são uma boa alternativa,sempre funciona!!!
ResponderExcluirSibele moreira
Devemos frisar também que ensinar conteúdos , deve ser por etapas, ou seja do mais simples para o mais complexos para que internalizem os conceitos e sua aplicação de forma clara e eficiente.Também considero pertinente levar o aluno a refletir sobre os tipos de oração coordenada, para que diferencie o uso de casa uma de acordo com o sentido que da oração, por exemplo as orações coordenadas sindéticas adversativas tem a conjunção "pois" como marca,mas devemos lembrar que seu uso se dá após o verbo ( O atleta queria ser vencedor;treinava,pois, muito.)Por outro lado as coordenadas assindéticas explicativas tem o " pois" como marca, mas é usada antes do verbo(Não grite, pois todos estão dormindo), além disso se esclarecermos que esse tipo de oração geralmente vem precedida com o verbo no imperativo ( Grite), o aluno relacionará de forma construtiva os conceitos e sua aplicabilidade , pois a famosa " decoreba", não proporciona aprendizagem significativa. Cláudia Regina
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiré sindética ou assindética?
ResponderExcluirnão tem gabarito?
ResponderExcluirMuito bom .
ResponderExcluirMuito claro.