sábado, 10 de novembro de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1) Observe a tirinha  e responda às questões.


a)      Quantos períodos há na tirinha? Identifique-os e classifique-os.

b)     Extraia da historieta um exemplo de coordenação e comente o tipo de relação que se estabelece.

c)      Considere as frases: “Você tem talento pra cozinha!” e “Você devia fazer um curso de gastronomia!”. Ligue-as por coordenação, estabelecendo uma relação de conclusão e de explicação.    

2) Leia o texto e analise as orações sublinhadas:


         O sujeito estava chegando na rodoviária/ e viu o ônibus partindo naquele instante.Não teve dúvidas,/ ajeitou as malas nas costas/ e saiu em desabalada carreira atrás do ônibus./Correu mais de cinqüenta quilômetros até que conseguiu alcançar o ônibus.Estava totalmente esfrangalhando, o sujeito.Sentou numa poltrona/ e comentou com o companheiro do lado:
            - Se eu perdesse este ônibus pra Bahia, só ia ter outro a semana que vem.
            Ao que o outro observou:
            -Só que este aqui está indo pra Porto Alegre. Tchê.

                                     As melhores piadas e anedotas da praça, n °1.São Paulo,Green Editora.
        



3 comentários:

  1. Propor atividades que possibilite ao aluno refletir , reconhecer os diferentes tipos de conjunção nas orações, possibilita um aprendizado total, ao invés de "decorar", o aluno entende o uso no contexto.

    ResponderExcluir
  2. Quando o aluno "decora" o conteúdo esse se perde,diferente quando ele entende,compreende e põe em prática,tal conteúdo se fixa na cabeça do aluno.

    ResponderExcluir